sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Pacientes com Câncer, podem fazer Massagem com Pedras Quentes ?



Muito comum nos Estados Unidos, mas ainda existe controvérsia quanto a usar massagem em geral em pacientes com câncer, eu em particular me enveredaria com muita cautela nessa área (e somente depois de passado por treinamento especifico em Massagem Oncológica) .

Referencia no Brasil em Massagem Hospitala e Oncologica é a Rosana Gelemter Ades, a qual ministra cursos em Massagem Oncologia e Hospital no Hospital Referencia Emilio Ribas em Sao Paulo. A seguir o link dela no facebook. 




Conversaria longamente com o medico do paciente, para primeiro de tudo saber se :

Massagem seria indicado para o caso especifico desse paciente, e somente com o aval do medico por escrito, eu faria uma intervenção com Massoterapia e mesmo assim com muito pensar e cuidado. E somente após treinamento nessa área.

Eu recomendo para quem deseja se enveredar nessa área, a leitura de artigos dos profissionais pioneiros em Massagem Oncologia, tais como : Gayle MacDonald, Cheryl Chapman, Travy Walton, Janet Port-White, Janet Kahn e Cynthia Myers - (somente em Inglês)

Com sinal verde do médico do paciente, tenha em mente que o ambiente onde esse paciente será atendido, deve ser quase imaculado, redobre a higienização de suas rochas.

Pacientes expostos a quimioterapia e radioterapia podem apresentar baixa imunidade, e neuropatia periférica, o que poder gerar falta de sensibilidade em determinadas áreas

(Neuropatia) o paciente pode não estar sentindo que esta queimando, desta forma, monitoramento redobrado da temperatura, escolha sempre menos... Temperaturas mais baixas do que o normal , comparado ao atendimento de Massagem com Pedras Quentes convencional.

Durante tratamentos com Quimio, ou quando o paciente esta se recuperando de uma quimio, massagem deve ser muito suave, e rochas com pouquíssimo calor ou frio (em caso de usar crioterapia) .

Quem ensina e pratica uma rotina interessante de Massagem Oncológica com Pedras é a Massoterapeuta Americana Mary Nelson, a qual é detentora da marca LaStone Therapy.

Alguns cuidados gerais quando em atendimento a pacientes com cancer.

Faca uma pesquisa do tipo de câncer que esse paciente tem, descubra o que esta envolvido no tratamento desse paciente, converse com o medido e com o paciente sobre o tratamento, se mantenha informado.

Se o paciente esta tomando quimioterapia, pesquise as drogas utilizadas e efeitos colaterais, essas drogas vão minar os seus corpos. Eles provavelmente vão experienciar, náusea, vômitos, exaustão, perda de cabelo, mudanças na pele, e extremas mudanças emocionais. O medo, o receio estarão com eles durante o processo.

Uma das melhores coisa que você como terapeuta pode fazer para esse paciente, e estar lá......E não interferir nesse processo, não julgue. Tenha um olhar e perceba a jornada que esse paciente esta passando e pense na melhor maneira de dar suporte a ele (a) .

Ofereça somente a melhor massagem da sua vida. Escute-os, escute a sua dor, escute os seus medos, estar presente em silencio, as vezes é a melhor cura.


Se ele precisar de algo, certamente vai lhe questionar.

Esteja sempre em contato com esse paciente especial. O que pode ter sido maravilhoso em uma sessão, agora dias depois pode estar trazendo desconforto, fique atento.

Eles podem desejar que determinadas áreas não sejam tocadas, a pele fica muito sensível depois de tratamentos com quimioterapia e radioterapia.

Pacientes que passaram por cirurgias recentes :

Ferimentos devem estar limpos e secos , antes que qualquer toque no corpo desse paciente.
A integridade dos tecidos deve ser examinada antes de fazer qualquer intervenção com Massoterapia
Cicatrizes devem ser examinadas antes de fazer qualquer intervenção com Massoterapia (busque por áreas com inflamação, por orifícios que podem ter passado despercebidos e que podem ser abertura para entrada de bactérias etc. )

Pacientes que estão em tratamento com Quimioterapia

Nao faça massagem no corpo todo, no dia da quimio ou no dia seguinte a quimio. Se você fizer, o paciente pode acabar se sentindo mal depois da massagem.

Nao faca massagem próximo ao braço onde foi colocada a Quimio.

Tenha em mente que você é responsável pela Massagem nesse paciente. Tenha conhecimento suficiente na área para questionar, se ele esta sentindo Neuropatia, pois dependendo do tipo de Quimio, existem algumas técnicas que podem reduzir a sensação de formigamento e dormência pós quimio.
Pacientes que estão em tratamento com Radioterapia

Você deve saber como utilizar lubrificantes longe das áreas de entrada e saída da radiação.

Você deve saber como minimizar queimaduras de 1º ou 2º grau com compressas com água fresca/gelada somente, nada alem disso deve ser utilizado.

Você deve saber que lubrificantes não devem ser utilizados em hipótese alguma durante o tratamento de radioterapia e nem duas semanas subsequentes.

Pacientes que retiraram gânglios linfáticos (axilas ou área inguinal)

Tomando com exemplo pacientes com câncer de mama - Para o resto da vida, pressão profunda nessa quadrante não deve ser utilizado. pressão profunda no braço, parte superior do peitoral, parte superior das costas e região dos ombros (NUNCA com pressão profunda) . Pressão profunda nessas áreas pode trazer sintomas de linfedema.

Você deve ter conhecimento suficiente de risco de Linfedema (particularmente em caso de pacientes com câncer de mama) a aconselhar ao paciente que para o resto da vida, deve utilizar uma compressa no braço, quando utilizar de transporte aéreo.

Faça um curso especifico na área antes de tocar em qualquer paciente com Câncer. O treinamento vai EVITAR que você :

  • Crie Linfedema
  • Mobilize trombose
  • Distribua quimioterapia mais rapidamente do que é intencionado
  • Deixe o paciente mais exausto e debilitado do que ela já esta
  • Comprometa mais ainda o sistema imunológico

Se você se sente inseguro (a) em fazer massagem em pacientes com Câncer, tenha em mente que o paciente que recebe massagem durante os tratamentos, tem profunda melhora de qualidade de vida. Mas para tal o Massoterapeuta tem que ter treinamento adequado, sem isso, não faça qualquer massagem em pacientes com câncer.

Referencia no Brasil em Massagem Hospitala e Oncologica é a Rosana Gelemter Ades, a qual ministra cursos em Massagem Oncologia e Hospital no Hospital Referencia Emilio Ribas em Sao Paulo. A seguir o link dela no facebook. 


Alguns sites (somente em Inglês) que podem lhe ajudar na busca de mais informação quanto a atendimentos de pacientes com Câncer :

http://www.s4om.org/ - SOCIEDADE DE MASSAGEM ONCOLOGICA
www.medicinehands.com GAYLE MACDONALD
www.tracywalton.com TRACY WALTONS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BASALTO ESPECIAL - As diferenças e porquês....

Em Abril Basalto Especial a Venda, a partir de R$ 30.00 a peça . Assista ao vídeo e entenda as diferenças.