quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Pedras Quentes e Ayurveda


Segue abaixo, uma postagem do Grupo de Estudos Terapia Geotermal Massagem com pedras Quentes que foi postado originalmente no grupo do facebook, segue abaixo a postagens e comentarios dos membros (vou deixar o link do perfil de cada membro em questão, excelentes insights)

A Antiga Arte da Ayurveda - Quem tiver experiencia em massagem Ayurveda e quiser postar algo para o grupo com relação a massagem Geotermal, por favor se pronunciem, gostaria muito de um imput sobre essa Filosofia de Massagem com Pedras Quentes com Arte da Ayurveda. Quem puder falar um pouco sobre a relação de pontos Marmas, dos Doshas relacionados a pratica da Massagem com Pedras Quentes...



Os marmas tem grande importancia em qualquer tratamento corporal da Terapia Ayurveda. A abhyanga, massagem que é pré requisito para todas as outras abordagens corporais, acontece em função da mobilização dos pontos marma, e claro, para absorção do óleo medicado com ervas através da pele e suas áreas de maior abertura energética ( os marmas! ). É feita com movimentos deslizantes, ritmados, como uma dança, com a pressão e velocidade de acordo com a necessidade ditada pelo dosha predominante. Para vaata suavidade e cadencia no ritmo de longas e profundas respirações; pitta já precisa de pressão e velocidade moderadas; kapha pede bastante estímulo com velocidade ligeira e pressão forte. Cada um dos 3 doshas contém 5 subdoshas e cada marma é a expressão e conexão de cada um dos 15 subdoshas. Se eu tenho um bom conhecimento sobre a ação de cada subdosha posso mobilizar o marma correspondente a ele e assim ter um foco maior no tratamento. Isso pode ser feito com óleos, massagem, pedras, oe, respiração. Por exemplo: Alochaka é um subdosha de pitta e atua principalmente nos olhos...kledaka é um subdosha de kapha e está relacionado com a lubrificação articular...seleciono os marmas que correspondem a esses subdoshas e dou atenção maior a eles...no caso das pedras: para tratar o alochaka pitta, usaria óleo de coco medicado com ervas refrescantes e pedra em temperatura ambiente; para cuidar do kledaka kapha, óleo de mostarda + oleo de gergelim com pedra pesada e lisa, bem aquecida e movimento lento ( se preciso de estímulo para formar liquido sinovial ) ou pedra porosa aquecida, com óleo de mostarda + oe gengibre e cedro e pimenta negra e movimentação mais rápida para articulações inchadas...isso tudo no ponto marma, que pode estar nas mãos, pés ou outra região do corpo. Espero que seja útil!! grande abraço!

Calor, geração de calor corporal é fundamental em Ayurveda, e o trabalho com pedras quentes cumpre essa função. Quando se inicia um tratamento ayurvedico o foco é na regulação do agni digestivo, o poder de metabolização alimentar, de emoções, sensações, sentimentos, e se faz isso com orientação alimentar, de hábitos diários, uso de ervas e oe, e terapias adequadas para cada individuo. A massagem com pedras quentes pode colaborar para regulação do sistema digestório, se for uma pessoa com dosha vaata ou kapha gritando por pacificação. Já se for dosha pitta super ativado é melhor uma terapia que 'resfrie'...quem sabe massagem com pedras em temperatura ambiente e óleo de coco com oe de rosas com hortelã.

Perfil no Facebook da Aline Anra - Autora do comentario




Vata: o peso da pedra em certos pontos promove sensação de estabilidade e segurança, o calor nutre e aquece promovendo relaxamento, a superfície lisa das pedras e a viscosidade do óleo promovem suavidade e nutrição.
Kapha: deve-se preferir realizar a 
massagem com pedras de rio mais ásperas e procurar realizar um toque mais intenso, o calor e a profundidade das manobras associados ao óleo facilitam na remoção de “ama” dos tecidos.
Pitta: as pedras devem ser menos aquecidas para o biotipo Pitta, apenas amornadas o suficiente para facilitar a abertura dos canais. A massagem com pedras quentes facilita a entrega ao relaxamento sendo uma grande modalidade anti-estresse.


 Perfil no Facebook do comentario Marcela Goncalves Dias


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BASALTO ESPECIAL - As diferenças e porquês....

Em Abril Basalto Especial a Venda, a partir de R$ 30.00 a peça . Assista ao vídeo e entenda as diferenças.